sábado, 21 de julho de 2012

Logomarca do Ano Vocacional Arquidiocesano



        A logomarca para o Ano Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre foi desenvolvida com o objetivo de ser simples, leve e significativa, por esse motivo foi colocado somente quatro aspectos. 

          1° - O círculo representa o mundo como campo de missão. Disse-lhes Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Sabemos que o Ano Vocacional vai ocorrer nesta Igreja particular de Porto Alegre, contudo não estamos separados do mundo, nossa prece ao Senhor é que surjam aqui muitas vocações para transpormos os limites territoriais da Arquidiocese anunciando o Evangelho, o Senhor. O círculo também deseja representar a Eucaristia fonte e ápice para todos os batizados, alimento espiritual para a missão dos discípulos missionários. Pois o “pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6,33). Esse pão não deve faltar aos nossos irmãos e irmãos. 

          2° - A cruz é formada por duas hastes: uma horizontal e outra vertical. Lembremos o que disse Nosso Senhor: “quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mt 10,38). Somos convidados a seguir os passos do Mestre, pois somente por essa via horizontal, com a graça de Deus, nos conduzirá a via vertical, sua morada eterna. Nossa vocação é um caminhar que em dado momento cruzará pelo caminho do Senhor, neste cruzamento brota seu convite: Vem e Segue-me, convite que deseja uma resposta. Contudo, muitas pessoas fogem deste chamado e seguem seus caminhos sem responder ao apelo do Senhor para trabalhar em sua messe, mal sabem eles que estão fugindo da felicidade, pois ele próprio diz: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai, senão por mim” (Jo 14,6).

          3° - Três partes verdes, cada uma delas deseja representar uma das vocações específicas: Vida Leiga como casados ou solteiros, Vida Consagrada no carisma especifico dos institutos, congregações ou ordens religiosas, tanto masculinas como femininas; Vida Ordenada sendo diáconos, padres e bispos no anúncio da Palavra e na celebração do sacramentos. A cor verde aqui tem dois sentidos, o primeiro de esperança e o segundo de inacabado, pois quando um fruto ainda está verde significa que não está pronto e nós somos frutos verdes que a cada dia amadurecemos mais com o sol de Deus. 
 
         4° - Três espigas de trigo representa a Santíssima Trindade, Três Pessoas num só Deus: O Pai que nos cria, o Filho que nos chama e o Espírito Santo que nós envia e conduz. O dourado representa toda a realeza daquele que chama, pois sabemos que todo chamado vocacional provém sempre de Deus. Podemos perceber que essa quarta parte é a maior de todas, Deus é o grande criador, Ele nos chama para sermos grandes com Ele e para Ele. Não somos convocados para simples coisas, mais chamados para uma grande missão. 
 

Um comentário:

  1. Parabéns Clarisse!!!,esta maravilhoso.
    agora teremos sempre informações vocacional,ficou muito lindo. Obrigada silvets

    ResponderExcluir